Salário e trabalho são temas de reunião com a CUT

A necessidade de reajustar os salários acima da inflação e a valorização do trabalhador brasileiro marcaram a audiência concedida pela presidenta Dilma Rousseff ao presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos, nesta quarta-feira (17/8), no Palácio do Planalto. Os detalhes do encontro foram revelados por Artur Henrique em entrevista no Planalto. O líder sindical bate na tecla de que o cenário atual tem semelhança com o vivido pelas empresas no último trimestre de 2008, quando uma crise financeira que teve início no mercado imobiliário dos Estados Unidos devastou diversas economias mundiais.

“Não dá para dizer que aumento de salário causa inflação”, disse o presidente da CUT.

Artur Henrique lembrou que no final de 2008 o país valeu-se de importantes instrumentos para passar ao largo da crise econômica e que o momento atual não difere daquele de três anos atrás. Além disso, o presidente da CUT contou que tratou com a presidenta Dilma temas que estão na pauta de reivindicação das categorias de trabalhadores, como por exemplo a jornada de trabalho de 40 horas e o fim do fator previdenciário.

Na entrevista, Artur Henrique previu a mobiliação de diversas categorias de trabalhadores, no próximo mês, durante negociação de dissídios. Segundo avaliou, se as empresas não concederem reajustes que representem ganho real “é provável que aconteça uma paralisação geral”. Porém, o presidente da CUT avalia que os sindicatos dos empregados vão conseguir aumentos de salários acima da inflação do período porque “temos verificado nos jornais” os resultados financeiros das empresas.

“Estamos numa boa fase de pegar parte dos lucros que os empresários conseguiram ao longo dos anos. Defendemos também que os servidores públicos tenham aumento salarial. Não é possível que não dê pelo menos a reposição da inflação”, afirmou.

 

A seguir a íntegra da entrevista do presidente da CUT, Artur Henrique:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo