QUEBRANDO CICLOS E INSPIRANDO FUTUROS: WEILA ALMEIDA REPRESENTA A CARREIRA PPGE NA I JORNADA DO PPGDSCI

Evento na UnB reúne estudantes, docentes, egressos, sindicalistas e parlamentares em dois dias de intensas partilhas sobre desenvolvimento, políticas públicas e cooperação internacional

A I Jornada Acadêmica dos Estudantes do PPGDSCI teve início nesta terça-feira (4), na Finatec/UnB, com a participação de estudantes de pós-graduação, egressos, professores, pesquisadores e representantes de instituições públicas. A mesa de abertura foi marcada por falas emocionadas e potentes, como a da assistente social Weila Almeida, doutoranda no programa e gestora na área de Serviço Social da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), integrante da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE).

Weila, que atua na educação de estudantes em situação de privação de liberdade, compartilhou sua trajetória acadêmica marcada por desafios sociais, maternidade solo e pandemia.

Estar aqui é um privilégio que há seis anos eu nem sonhava. Universidade de Brasília era algo inatingível para quem vem da escola pública como eu”, afirmou, comovendo o público presente.

Weila Almeida emociona ao compartilhar sua trajetória na abertura da I Jornada do PPGDSCI. Foto: Ricardo Bastos

A servidora destacou o papel transformador da educação, tanto na sua vida pessoal quanto na sua atuação profissional.

Sou a primeira mestra e futura doutora da minha família. Entre mais de 19 mil servidores da PPGE, somos apenas 135 mestres e nove doutores. Precisamos romper esse ciclo.

Educação como prática transformadora

Durante sua fala, Weila ressaltou a importância da pesquisa aplicada com impacto social. Mencionou sua atuação no grupo de pesquisa Envelhecer Cotidiano da UnB, sob orientação da professora Leides Moura. O grupo desenvolveu ações como o projeto Poesia em Tempos de Pandemia, que deu origem a um e-book e ganhou repercussão em veículos como Band, G1 e Correio Braziliense.

“O que aprendemos aqui no programa levamos para as escolas, para os territórios, para o sindicato. Somos multiplicadores de conhecimento. E é por isso que essa jornada é tão importante”, disse.

Fortalecimento das carreiras e presença sindical

Weila e Eudes na UnB: reencontros, gerações e lutas por uma educação transformadora. Foto: Ricardo Bastos

Entre os convidados que prestigiaram a abertura do evento esteve o diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional do SAE-DF, José Eudes Oliveira Costa. A presença do sindicato reforça o compromisso com a valorização da carreira PPGE por meio da qualificação e da produção de conhecimento.

O evento também contou com parlamentares e gestores públicos, que destacaram a importância de apoiar programas de pós-graduação voltados para servidores e políticas públicas.

Formação continuada para a PPGE

Weila lembrou que está em construção, junto à UnB, o primeiro curso de mestrado profissional exclusivo para a carreira PPGE.

“A realidade da nossa carreira já começou a mudar com essa conquista. É só o começo”, celebrou.

A Jornada segue até quarta-feira (5), com mesas de comunicação oral, conferência sobre desigualdade educacional com o Dr. Adriano Senkevicks (IPEA) e painel sobre Cooperação Sul-Sul com representantes do Itamaraty e da Agência Brasileira de Cooperação.

Receba o nosso boletim PPGE

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Ir para o conteúdo