MEC RELANÇA PROFUNCIONÁRIO E FORTALECE FORMAÇÃO TÉCNICA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Portaria nº 395/2025 institui nova versão do Profuncionário, programa que garante cursos técnicos para servidores da educação básica pública.

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União, em 2 de junho de 2025, a Portaria MEC nº 395  (clique aqui),  que institui oficialmente o novo Programa de Formação Inicial em Serviço de Profissionais da Educação Básica – Profuncionário.

A iniciativa visa promover a formação técnica e tecnológica gratuita de servidores que atuam nos sistemas públicos de educação básica, especialmente em funções administrativas, operacionais e de apoio pedagógico.

Formação técnica voltada para o cotidiano escolar

O Profuncionário foi criado com o objetivo de profissionalizar servidores das escolas públicas, a partir das funções que exercem no dia a dia. A portaria destaca que os cursos ofertados devem:

  • Atender às áreas de atuação de cada trabalhador;
  • Fortalecer a identidade profissional dos servidores da escola pública;
  • Reduzir desigualdades sociais e econômicas por meio da formação;
  • Estimular a elevação da escolaridade e a valorização do trabalho.

Cursos previstos

A oferta inicial do Profuncionário priorizará cursos técnicos de nível médio nas áreas de:

  • Secretaria escolar
  • Alimentação escolar
  • Infraestrutura escolar
  • Multimeios didáticos

Outros cursos poderão ser incluídos, conforme a necessidade dos sistemas de ensino, incluindo formações de nível superior tecnológico.

Regras e funcionamento

Os cursos deverão seguir as diretrizes da legislação educacional vigente, incluindo:

  • O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos;
  • O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia;
  • O eixo de Desenvolvimento Educacional e Social.

A implementação será feita por instituições públicas, como:

  • Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica;
  • Redes estaduais, municipais e distrital de ensino, credenciadas pelos órgãos competentes.

Gestão e articulação

O Profuncionário será coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, em articulação com os sistemas de ensino de estados, municípios e o Distrito Federal.

A portaria também prevê que os cursos poderão ser ofertados na modalidade de educação a distância, e que a execução poderá contar com apoio orçamentário e financeiro por meio de programas como a Bolsa-Formação, prevista na Lei nº 12.513/2011.

Receba o nosso boletim PPGE

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo