AUMENTO SALARIAL PARA SERVIDORES DO DISTRITO FEDERAL É APROVADO PELA CÂMARA LEGISLATIVA

Índice de 6% será aplicado a partir de julho, mas deputados distritais cobram negociações separadas para diferentes categorias do serviço público

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou nesta terça-feira (4) o projeto de lei nº 237/2023, que prevê um aumento de 6% nos vencimentos básicos de servidores efetivos, aposentados e pensionistas do DF a partir do mês de julho. O índice corresponde à primeira das três parcelas anuais cumulativas de igual valor. A mesma sessão deliberativa aprovou o PL nº 238/2023, que garante 25% de aumento nas remunerações dos cargos em comissão. Ambos os projetos seguem agora para a sanção do governador.

Os deputados distritais votaram unanimemente a favor das duas proposições, ambas de autoria do Executivo. Entretanto, mesmo com o apoio unânime, parlamentares de vários partidos cobraram a abertura de negociações separadas com as diversas categorias do serviço público do DF.

O deputado Chico Vigilante (PT) alertou que os 6% “já foram engolidos pela inflação” e que a defasagem salarial continuará existindo. Gabriel Magno (PT) reforçou a necessidade de reestruturação das carreiras, destacando que o magistério e a assistência à educação ocupam as duas últimas posições em relação ao salário dentre as 33 carreiras de nível superior.

Já o deputado Hermeto (MDB) defendeu o governador, afirmando que ele tem boa vontade em relação aos servidores e que trabalhará para que as parcelas sejam aplicadas mais rapidamente.

Outros parlamentares argumentaram que o aumento não representa uma recomposição salarial e criticaram a falta de avaliação das diferenças salariais entre as categorias. A deputada Paula Belmonte (Cidadania) afirmou que “estão vendendo gato por lebre ao falar em 18% e só conceder 6%” e que o aumento é apenas uma correção monetária.

O líder do governo, deputado Iolando (MDB), defendeu o governador Ibaneis Rocha, lembrando que ele pagou a última parcela de reajuste que governos anteriores não assumiram, mesmo não sendo de sua responsabilidade.

A discussão sobre o aumento salarial para servidores do Distrito Federal segue em aberto, com deputados cobrando negociações específicas para cada categoria do serviço público.

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) vem lutando incansavelmente pela isonomia e paridade salarial para os trabalhadores da educação no Distrito Federal. A reestruturação da carreira traz importantes conquistas para aqueles que estão ativos ou aposentados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo