DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

O nosso principal problema é exatamente a nossa herança escravista, enquanto não superarmos a escravidão nunca seremos de fato um povo livre. O povo brasileiro não tem nessa data 13/05, nenhum motivo para comemorar saiu a chibata e entraram as balas e as masmorras.

Para refletir:

Há 132 anos, especificamente no dia 13/05/1888, a Princesa Izabel, filha de Dom Pedro II e nessa ocasião Regente, sancionou a Lei Imperial número 3353, apelidada de Lei Aurea (ouro em latim). Esse ato pôs fim oficialmente a escravidão no Brasil.

Esse gesto de ‘bondade’, deu a Princesa o jubiloso título de Redentora. Passado todo esse tempo, todos os dias o Estado brasileiro mata 63 jovens negros por dia; dos assassinatos realizados por policiais dois de cada três são negros; os trabalhos mais degradantes são reservados aos negros e, dentre estes são as mulheres negras as mais atingidas, são elas também as mais atacadas pelo machismo e pela violência doméstica; daqueles que sofrem com miséria econômica, 2/3, são de negros; de todos os setores oprimido da classe trabalhadora, a violência maior recai sobre os negros. Então o que vamos comemorar nessa histórica data? As mortes de Zumbi e Marielle? ambas realizadas pelo Estado Brasileiro? Reflitam meus companheiros e companheiras de luta.

Para quem se interessar saber mais sobre a escravidão em terras verde amarela, aqui vai a indicação de quatro livros do prof. Jessé Souza, estudioso do nosso modo de vida. Os livros têm em média 270 pg.

1. Subcidadania Brasileira;

2. A Tolice da Inteligência Brasilera;

3. A Classe Média no Espelho e

4. A Elite do Atraso

 

Diretoria Colegiada SAEDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo