Contribuição Previdenciária

egurados ativos, inativos e o pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev/DF) encontram neste espaço as informações relativas ao cálculo, à retenção e ao recolhimento da contribuição previdenciária. Os procedimentos estão contidos na Instrução Normativa Nº 1 IPREV/DF, de 8 de dezembro de 2009.

 

TIPOS DE  DEMANDA  

      RECOLHIMENTO INDIVIDUAL DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

REQUISITOS E DOCUMENTOS

Preencher o Formulário de Opção pelo recolhimento voluntário de Contribuição Previdenciária (Anexo II, da Instrução Normativa nº 01/2009 do IPREV/DF – DODF nº 244, de 18/12/2009) e o Requerimento, junto ao órgão de lotação do servidor.

PROCEDIMENTOS

 O servidor ativo que entrará de Licença sem vencimento para Acompanhar Cônjuge ou para Interesse Particular, deverá dirigir-se ao órgão de origem e promover a solicitação expondo o interesse em efetuar o RECOLHIMENTO VOLUNTÁRIO.
Em seguida o setor responsável deverá abrir processo contendo a manifestação do(a) servidor(a), incluindo o preenchimento do o Formulário de Opção pelo recolhimento voluntário de Contribuição Previdenciária (Anexo II, da Instrução Normativa nº 01/2009 do IPREV/DF), sendo informado os valores devidos relacionados aos 11%, 22% e o 13º como se em atividade estivesse.
O recolhimento será efetuado por meio do Documento de Arrecadação (DAR), no sítio da Secretaria de Fazenda do DF, observando os códigos da alíquota: devem contribuir 11% para a Contribuição Individual e 22% referente a ContribuiçãoPatronal.
Caso o servidor não efetue o recolhimento voluntário, e quiser regularizar o período em que esteve afastado, deverá, junto ao órgão de origem, preencher requerimento solicitando a atualização dos valores, em seguida a unidade deverá incluir planilha contendo os valores das contribuições. O processo será enviado a Gerência de Arrecadação, para que sejam realizados as atualizações monetárias e demais orientações.

CANAIS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

 Atendimento
Telefone: 3224.6086
Presencial: segunda à sexta-feira
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h
SCS Quadra 09, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate, Asa Sul, Brasília/DF – CEP: 70.308-200

CUSTOS

A prestação do serviço é gratuita.

PRAZOS DE RESPOSTA

Não há

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1

 

ANEXO I – Formulário de Pedido de Inclusão de Parcelas Remuneratórias no Valor da Remuneração

 

ANEXO II – Formulário de opção pelo recolhimento voluntário de contribuição previdenciária

 

ANEXO III – Termo de Responsabilidade pelo Repasse das Contribuições Previdenciárias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo