A IMPORTÂNCIA DE SER ASSOCIADO AO SINDICATO

O que de fato está por trás do enfraquecimento e a destruição do movimento sindical?

Como você associado foi envolvido no pacote de  destruição dos direitos conquistados, perceba o que aconteceu nos  últimos anos:

  • Aprovação da lei de teto dos gastos, (PEC 95), um programa de privatização, concentração de renda e exclusão social,
  • Reforma da previdência,
  • Reforma trabalhista,
  • Lei da terceirização,
  • Reforma administrativa e a Lei Complementar 173 de 2020 que congela salários dos servidores Públicos.

Entre os anos de 2012 e 2019 os sindicatos perderam 3,8 milhões de filiados no Brasil, segundo dados da Pnad, e as desfiliações continuam.

O ano de 2018 teve a mais intensa queda dos últimos seis anos no número de associados a sindicatos, mostra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, mesmo com o aumento de cerca de 1,3 milhões na população ocupada, os sindicatos perderam mais de 1,5 milhões de associados no ano passado.

De acordo com a nota técnica divulgada, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), avaliou que a forma abrupta como foi pensado e aprovado o fim da contribuição sindical, sem qualquer diálogo com os representantes do movimento sindical, deixa transparente o real motivo da classe patronal em comemorar esse ponto da nova lei: o ENFRAQUECIMENTO dos sindicatos e centrais sindicais que defendem os direitos da classe trabalhadora.

O sindicalismo brasileiro, apesar de estar sujeito às distorções, como qualquer instituição social, é um dos mais COMBATIVOS e ATUANTES do mundo e representa uma ilha de resistência aos interesses corporativos das grandes empresas transnacionais e dos políticos ligados a elas.

O interesse maior das corporações e seus arautos é apenas buscar mais lucros, a qualquer custo, ignorando o bem-estar da população e dos trabalhadores.

Por isso, trabalhador: fique atento!

Quem luta pela categoria para barrar essas injustiças é o seu sindicato, a sua participação é importante para que essa luta continue.  Não caia em armadilhas. 

Portanto, nesse constante clima de mudanças mantemos nosso foco principal, consolidando conceitos e idealizando melhores condições de trabalho e vida para os trabalhadores.

Afinal, sindicato forte é a gente que faz!

Diretoria Colegiada SAE/DF.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo