Monitores na luta

Todos e todas dia 10/02, sexta, às 14h em frente à sede da SEDF na 607 Norte

Após saber que a SEDF iria publicar uma portaria de modulação dos monitores, o SAE-DF imediatamente oficializou um pedido de prazo para apresentar uma contra proposta elaborada pelo sindicato com a participação dos monitores. Entendemos a importância de sugestões desse segmento na sua modulação.

A contra proposta foi entregue para a Secretaria de Educação do DF em tempo hábil para sua apreciação, havendo até a discussão da proposta com a concordância da SEDF Para nossa surpresa, mais uma vez a SEE insiste em retirar direitos dos trabalhadores, pois na portaria 25, discordamos de quatro pontos apresentados na mesma, os quais são:

1 – Modulação, não aceitaremos as condições desumanas em que será aplicada, com o quantitativo de alunos por monitores, colocando em risco a integridade física dos mesmos, e impedindo que o profissional desempenhe um bom trabalho. Ninguém mais do que o próprio monitor na escola, para entender do bem estar dos alunos;

2 – O segundo ponto é a perda da lotação, o que será um retrocesso, pois nunca na história de nossa categoria servidor foi tratado de tal forma;

3 – Terceiro ponto, jornada dupla. Após muitas lutas com governos autoritários, conseguimos encerrar esse debate, e não vamos admitir ressuscitá-lo agora;

4 – O quarto ponto é a falta de cursos específicos na área de atuação desse segmento e o tratamento diferenciado dos demais servidores da categoria.

Dia 07 de fevereiro 2012 foi realizado um ato de protesto na Secretaria de Educação com os monitores e monitoras da rede, de onde saímos para a solenidade de Sansão da gestão democrática na EAPE, o que culminou na marcação de uma reunião na SEE com o então secretário de educação, Denilson Bento, as 16h. Na referida reunião não houve consenso por parte da secretaria em revogar esses pontos colocados, ficando marcada uma outra reunião para a próxima sexta-feira ( 10 de fevereiro ), com as equipes técnicas da SEDF para a resolução das devidas questões. O único ponto que ficou consensuado foi a criação de um grupo de trabalho para discutir o assunto em pauta.

Após a reunião com o secretário, a direção do SAE-DF se reuniu apenas com os monitores para definir os seguintes encaminhamentos:

Primeiro, que os monitores não assinem nenhum documento até sexta-feira;

Segundo, reunião com todos os monitores e monitoras às 14h ainda da sexta-feira em frente a SEDF na 607 Norte com paralisação.

Para que nossos direitos sejam mantidos é importante a unidade e participação de todos e todas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo