GDF ANUNCIA PROTOCOLO PREVENÇÃO À COVID PARA VOLTA ÀS AULAS

O Governo do Distrito Federal (GDF) mobilizou a Secretaria de Educação e a de Saúde nesta sexta-feira, 29/10, para transmitir uma mensagem tranquilizadora à população e aos profissionais da Educação: o retorno de crianças e jovens às aulas presenciais será feito com segurança, a partir de 03 de novembro. Para isso, as escolas públicas atenderão a um rigoroso protocolo de prevenção à Covid-19 e o registro de novos casos será acompanhado em tempo real pela Secretaria de Saúde, por intermédio de um sistema informatizado criado especialmente para isso: o Monitora Escola é a principal ferramenta com que o GDF planeja evitar o contágio dos alunos e profissionais da área.

A criação do sistema e as medidas de prevenção foram apresentadas em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 29/10. O retorno presencial às aulas na rede pública movimentará 460 mil pessoas, entre alunos e profissionais da Educação. “Vamos fazer de tudo para que essa volta não tenha retrocesso”, avisou o Secretário de Saúde, Manoel Pafiadache. A secretária da Educação, Hélvia Paranaguá também participou da entrevista e reforçou a mensagem de que a volta às aulas será segura.

O sistema Monitora Escola será operado pela Secretaria de Saúde e permitirá o controle de eventuais casos de Covid-19 na rede pública de ensino, com avaliação de indicadores de contágio e banco de dados com o contato de eventuais casos confirmados. Para alimentá-lo, cada escola vai mobilizar dois funcionários, que lançarão os dados no sistema sob supervisão dos diretores. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF darão apoio no atendimento de alunos ou profissionais da Educação.

“Pretendemos monitorar em tempo real como se estivéssemos fazendo um rastreio de contato”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero. Segundo ele, o sistema permitirá ao poder público tomar decisões mais rápidas para que “um simples surto não se transforme em processo epidêmico”. Dados do GDF registram que de janeiro até 15 de outubro de 2021 foram notificados 1.756 casos de Covid-19 nas escolas.

O protocolo adotado pelo GDF envolve o uso obrigatório de máscaras durante todo o turno de 4 horas, inclusive na hora do intervalo, e a tomada da temperatura na entrada da escola. Se for identificado sintoma da Covid-19, a Secretaria de Saúde vai oferecer a testagem para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Saiba mais: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/10/29/confira-como-sera-o-retorno-presencial-dos-estudantes-da-rede-publica/

Receba nosso boletim informativo

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo