Saiba qual parlamentar do DF foi contra ou a favor do trabalhador no Congresso

Fonte: CUT/DF e Diap

O levantamento é da plataforma do Diap “Quem foi quem no Congresso Nacional”, que analisou as votações de deputados e senadores, e como esses posicionamentos prejudicaram a população 

Quem votou em projetos contra os trabalhadores? Quem ajudou a aprovar propostas que geraram retrocessos e retiradas de direitos? Quais foram os deputados e senadores que, de 2018 para cá, compactuam com as crises enfrentadas pelo país? Esses são alguns dos questionamentos esclarecidos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP, por meio de sua nova plataforma, “Quem Foi Quem no Congresso Nacional”, lançada na última quarta-feira (10), no auditório da CUT-DF.

No DF, a grande maioria dos parlamentares votou contra a classe trabalhadora. Alguns, inclusive, tiverem 100% do seu posicionamento contra o trabalhador, como é o caso das deputadas Bia Kics (PL) e Paula Belmonte (Cidadania). Em contrapartida, parlamentares como Erika Kokay (PT) e Professor Israel Batista (PSB) votaram 100% a favor da população. A nível nacional, somando deputados e senadores, quase metade do Congresso votou contra os interesses dos trabalhadores.

Veja como votou cada parlamentar abaixo.

A plataforma

A plataforma “Quem foi Quem no Congresso Nacional” foi desenvolvida pela equipe do DIAP e disponibiliza os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade, permitindo ao cidadão conhecer como atuaram seus representantes no Congresso Nacional.

Além de avaliar e explicitar o desempenho dos parlamentares, a ferramenta visa também estimular a participação política e o voto consciente na população.

Para a escolha das votações apresentadas na plataforma, foram utilizados cinco critérios: importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social; registro nominal do voto de cada parlamentar; grau de disputa entre governo e oposição; aspecto temporal das propostas de leis submetidas para votação pelos parlamentares com vigência permanente ou temporária das políticas públicas; e clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido, de modo a não deixar margens para dúvidas sobre o conteúdo da votação.

“A plataforma digital oferece aos eleitores a oportunidade de analisar a atuação e votação de cada deputado(a) Federal e senador (a) da República, ao mostrar sua posição e voto em cada projeto de lei e seus impactos na vida do povo brasileiro. Assim, podemos, com elementos técnicos e qualitativos, definir com consciência e responsabilidade nossos votos nesta eleição”, afirmou o secretário de Formação da CUT-DF e presidente em exercício do DIAP, Rodrigo Britto.

 

Veja como votaram os parlamentares do DF

Receba nosso boletim informativo

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo