SAE DF PARTICIPA DE SEMINÁRIO NA ABERTURA DA SEMANA DO SERVIDOR DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAEDF) participou da cerimônia de abertura do III Seminário Nacional de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (III SENAQVT) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Organizado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) e pela Unidade de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (UQVT), o evento é uma das iniciativas da Semana em Comemoração e Reflexão ao Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro.

“Este evento chega em um momento singular e necessário. Estamos saindo aos poucos da pandemia, vivendo um novo normal, e muitas pessoas estão sensibilizadas com o que aconteceu”, afirmou Denivaldo Alves do Nascimento, secretário-geral do sindicato. “Temos companheiros que estão retornando com muito cuidado e preocupação, perdemos muitos entes queridos e estamos recomeçando a nossa trajetória”, comentou. “Este seminário é de fundamental importância. Bamos trabalhar mais unidos e melhor”.

O dirigente destacou que o funcionalismo enfrenta um momento difícil, com a tramitação de propostas que retiram direitos. “Não está fácil, nem nunca foi fácil. Vivemos um momento político muito difícil. Nosso papel é defender o interesse da categoria”, afirmou, referindo-se à luta contra a reforma administrativa – que será apreciada pelo plenário da Câmara dos Deputados; e em defesa da destinação de recursos orçamentários para a implementação da terceira etapa da carreira e pagamento de atrasados. O SAE DF tem participado de protestos e mobilizações para pressionar os parlamentares federais e distritais em defesa dos interesses dos profissionais da assistência à educação.

“Esse é um momento que quebra paradigmas na rede. Qualidade de vida é um tema que faltava na rede”, disse a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “Que todos possam aprender os conceitos e mudar o que for possível para o nosso bem. É muito ruim estar em um ambiente em que se sente oprimido e fora do contexto. Não é o que queremos para o servidor”. Segundo ela, o trabalhador passa a maior parte do tempo no ambiente de trabalho e os gestores devem zelar pela qualidade dessa experiência.

“Hoje o meu sentimento se resume em gratidão por ver um caminho trilhado há muito tempo, o desejo da secretaria de cuidar de seus servidores se concretizando em uma politica de qualidade de vida, agora em um documento palpável. Daqui não se pode voltar”, disse a subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar. “Algumas dificuldades enfrentamos ao falar de qualidade de vida, pois algumas pessoas entendem como perfumaria. Mas são ações e parcerias que podem chegar na vida do servidor público. São pequenas demonstrações de que cada um de nos é importante para a administração pública, trazendo um sentimento de pertencimento”. Segundo ela, ao cuidar dos servidores o órgão oferecerá educação de mais qualidade, em benefício da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo