LIVE DO SAE-DF RESGATA A HISTÓRIA DA CATEGORIA E APONTA PARA AS LUTAS FUTURAS

Na manhã desta quarta, 07/07/2021, o SAE-DF realizou mais uma live com temas específicos, esclarecedores e do interesse de toda a categoria. Uma das grandes lutas do momento é a defesa de uma grande reestruturação da Carreira.

A live teve início às 09h30, com a participação de quase 90 pessoas entre servidores da Carreira, diretores do SAE-DF e funcionários do Sindicato, sob a coordenação de Ricardo Bastos.

O Secretário de Imprensa do SAE-DF, José Eudes de Oliveira Costa, deu início à reunião resgatando pontos importantes da história da categoria, abrangendo o período de 1989 a 1993. Eudes lembrou que a maioria dos servidores da Carreira que hoje estão na ativa, são do concurso de 1989 que disponibilizou 5 mil vagas na Carreira, fruto de uma grande luta do Sindicato, após a conquista do nosso primeiro Plano de Carreira. Eudes falou sobre as greves vitoriosas de 1990 e de 1991. No ano de 1991, passamos a integrar a executiva da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, com a indicação de José Eudes para a diretoria e a CNTE, aproveitando a experiência do SAE-DF nas grandes mobilizações e na conquista do Plano de Carreira, o incumbiu de ajudar na criação de sindicatos da atividade meio (funcionários de escolas) em todo o Brasil a partir de 1992 e ainda, usando o nosso Plano de Carreira para criar um modelo nacional de carreira para as categorias de outros estados.
Em 1993, em mais um congresso nacional da CTE, realizado no Rio de Janeiro, José Eudes foi reconduzido à executiva da CNTE e prosseguiu com seu trabalho por todo o Brasil e no Distrito Federal.

APOSENTADORIA ESPECIAL – O Dr. Pedro Henrique Matias Rego fez uma explanação sobre a aposentadoria especial, informando quem tem direito, e falando sobre as legislações em vigor, inclusive as questões que envolvem a reforma da Previdência e as possíveis ações na Justiça para pleitear o abono permanência para quem se aposentou com mais de 25 anos de serviço e para os que estão na ativa e já passaram dos 25 anos trabalhando.

CARREIRA – Em seguida, o diretor do SAE-DF Ediran falou sobre o plano de carreira de 1989 e as reestruturações que ocorreram ao longo desses anos, sempre lembrando que em todos esses períodos tivemos greves, negociações e muitas mobilizações. Ele convoca toda a categoria para a luta para mais uma reestruturação da Carreira em fase de construção de propostas, com muitas reuniões, discussões, estudos técnicos para que ela realmente tenha um grande impacto positivo para a categoria.

Os servidores da Carreira, presentes na reunião, puderam fazer questionamentos acerca da Carreira, de questões individuais e coletivas com diversos esclarecimentos. Ao final da live, muitos servidores puderam fazer agendamento para serem atendidos pelo jurídico e outras secretarias.

SUA PARTICIPAÇÃO UNE, MOBILIZA E FORTALECE
Todos os servidores estão convidados para participarem das nossas lives que acontecem toda quarta-feira, a partir das 09h30. Estamos discutindo temas de grande importância, construindo pautas, dentre elas a reestruturação da Carreira, que precisam da participação e mobilização de todos e todas.

Confira a live

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo