2ª CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO ETAPA DISTRITAL EIXO IV -“VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CARREIRA, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE”

Como etapa de construção da 2ª Conferência Distrital Popular de Educação, que será realizada no dia 26 de novembro próximo, rumo à construção da 2ª Conferência Nacional Popular de Educação, – 2ª CONAPE, a realizar-se em Nata-RN, nos dias 10 e 12 de junho de 2022, o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) realizará uma conferência livre virtual como forma de participação de sua base nesse debate de alta relevância para a educação básica pública, para a nossa carreira e para a sociedade brasileira. Marcada para a manhã do dia 06 de outubro, essa nossa primeira conferência livre será introduzida pelo secretário de Formação Sindical e Qualificação Profissional do SAE-DF, Ediram José Silva, que proferirá uma breve palestra acerca da contextualização em que o evento se insere. Como palestrante indicado para dar sequência ao aprofundamento do tema “Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”, convidamos o professor João Antônio Cabral de Monlevade.

“Vamos nos preparar para a 2ª CONAPE, numa mobilização nacional muito importante para pensarmos o futuro da nossa carreira e da educação básica pública, inclusive, em defesa do respeito à valorização dos profissionais da educação escolar, elevada à categoria de princípio constitucional no ano de 2006”, avisa Ediram. “Contamos com a participação de todos os filiados do nosso sindicato. Vamos debater esse importante tema, que é do interesse de todos nós profissionais de educação e de todo o povo brasileiro”. Informamos que essa nossa primeira conferência livre será transmitida ao vivo pelo canal do sindicato no canal Google Meet.

Consultor do Ministério da Educação e coordenador nacional do Programa de Formação dos Servidores das Escolas (Profuncionário), João Monlevade é um dos maiores defensores da formação dos servidores não docentes das escolas, bandeira histórica do SAE-DF. Ele é sociólogo, filósofo, mestre em administração escolar, doutor em educação pela Unicamp, atuou como professor nos níveis fundamental e médio, como professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Monlevade também foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso e membro do Conselho Nacional de Educação. Autor de 13 livros, entre eles “Treze Lições de como fazer-se Educador no Brasil”.

Tema Central da CONAPE-2022: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as” e “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

O evento tem por objetivo fortalecer o Estado democrático de Direito e a justiça social; potencializar a confiança nos profissionais da educação, nas instituições e sistemas educativos e nos estudantes; monitorar e avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), DO Plano Distrital de Educação – PNE e de seus similares nos Estados e Municípios.

Com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias; a conferência será dividida em seis eixos:

  • EIXO I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;
  • EIXO II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação;
  • EIXO III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão;
  • EIXO IV – Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
  • EIXO V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;
  • EIXO VI – Construção de um projeto de nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

A Conape é uma iniciativa do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social.

No Distrito Federal, o evento é organizado e coordenado pelo Fórum Distrital de Educação – FDE, do qual do SAE-DF faz parte.

Receba nosso boletim informativo

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo