ETAPA DISTRITAL DA CONAPE – 2018

ETAPA DISTRITAL DA CONAPE – 2018

Delegados e delegadas à etapa Distrital da CONAPE – 2018 apontam omissões na gestão local e federal do PDE e do PNE e se mobilizam rumo à etapa nacional da conferência.

Foi realizada, como sucesso, a etapa distrital da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE. O evento, que foi construído pelo Fórum Distrital de Educação – FDE, desenvolveu-se durante o último dia 13 de abril na EAPE, com participação de intelectuais da área de educação, lideranças sindicais e estudantis, profissionais do magistério dos setores público e privado, profissionais da nossa carreira, estudantes, pais e mães de estudantes.

Um dos pontos do evento a destacar foi um diagnóstico acerca do Plano Distrital de Educação – PDE, cujas metas e estratégias de implantação vêm sendo, em sua grande maioria, descumpridas pelo Governo Rollemberg. Em âmbito nacional, a Emenda Constitucional nº 95, proposta e aprovada pelos golpistas no Congresso Nacional, foi tratada como uma das principais ameaças no tocante à necessidade cada vez maior de investimentos na educação brasileira, uma vez que essa agressiva investida contra a educação pública brasileira prevê o congelamento em áreas sociais por vinte anos.

Após as exposições da situação relativa aos planos distrital e nacional de educação, no turno vespertino, oito grupos temáticos debateram e propuseram emendas ao Documento Referência da CONAPE, que terá sua versão final aprovada na etapa nacional da conferência a ser realizada em Belo Horizonte – MG, em maio deste ano.

Dirigentes e militantes de base do SAE participaram deste importante evento, que tem por finalidade colocar em debate na sociedade os desafios da educação brasileira de ampliação da oferta do ensino, de melhoria da qualidade da educação no país e de avanços na qualificação e valorização dos profissionais da educação em todo o Brasil, sendo, para tanto, imprescindível o cumprimento das metas dos planos municipais, estaduais, distrital e nacional de educação.

Assim, a CONAPE se apresenta como mais um instrumento de luta contra o projeto neoliberal de gestão pública dos golpistas, concentrador de renda e, por isso, de interesse dos rentistas e da elite patronal do país que patrocinaram o golpe ao lado da grande mídia nacional. Projeto esse cuja implementação somente ocorre por meio de rupturas democráticas, ou seja, sem a aprovação do povo.

O Fórum Distrital de Educação – FDE, que monitora a gestão do Plano Distrital de Educação – PDE, no qual representa o nosso sindicato o companheiro Ediram Oliveira como membro titular, continua superando desafios e, agora, finalizada a etapa distrital da conferência, articula-se para garantir a participação do Distrito Federal na Etapa nacional da CONAPE, em defesa da educação e dos princípios democráticos.

Sigamos nessa importante luta!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Scroll To Top