CONSTRUINDO A CONAPE DISTRITAL

CONSTRUINDO A CONAPE DISTRITAL

CONSTRUINDO A CONAPE DISTRITAL

Em reunião com gestores escolares na CRE Santa Maria, realizada nesta quinta-feira (5), presentes os diretores do SAE José Amaro Filho e João Batista, foi franquiada a palavra ao representante do SAE no Fórum Distrital de Educação -FDE, Ediram Oliveira, para uma breve exposição acerca da importância da realização das conferências escolares, cujo prazo se encerra no próximo dia 31 de outubro, que elegerão delegados e delegadas à etapa regional rumo à construção da etapa distrital da Conferência Nacional Popular de Educação – 2018 – CONAPE – 2018.

Na oportunidade, foram esclarecidas aos gestores locais, as principais razões que levaram à criação da CONAPE – 2018, por iniciativa de importantes segmentos da sociedade civil do país. Nesse sentido, foram abordadas entre outras questões, as investidas do governo ilegitimo de Michel Temer (PMDB) e do Ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) contra a participação autônoma da sociedade na composição do Fórum Nacional de Educação – FDE e os impedimentos daí decorrentes de realização da CONAE-2018 nos moldes previstos no Plano Nacional de Educação – PNE, em decorrência da ruptura democrática em curso.

A necessidade de envolvimento de educadores e educadoras nos debates destinados a fortalecer o monitoramento e a avaliação sobre a implementação do PNE e do Plano Distrito de Educação – PDE foi outro ponto abordado como tema importante a ser debatido nas escolas e nas etapas seguintes da conferência.

Depois das conferências escolares, entre os dias 1º e 30 de novembro próximo é o período destinado às etapas regionais da conferência.

É muito importante a participação da nossa categoria nesse momento, uma vez que, para além das ameaças à desvalorização dos profissionais de educação em todo o Brasil, a política de ajuste fiscal em curso menospreza a educação enquanto direito fundamental da sociedade brasileira.

Sigamos na luta, pela democracia e pelo direito fundamental a uma educação de boa qualidade social, laica, pública gratuita e emancipadora.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Scroll To Top