Servidores da Educação terão atendimento em saúde mental

Espaço NovaMente conta com equipe interdisciplinar para tratar transtornos mentais

Da redação, Ascom/SEEDF

A partir deste mês, os servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) terão atendimento especializando em saúde mental no Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal (Caessp-DF) – Espaço NovaMente. O acolhimento conta com equipe interdisciplinar composta por psicólogo, enfermeiro, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social.

Além do atendimento, o Centro também realiza pesquisa em relação ao adoecimento no trabalho. Em 2017, as Secretarias de Educação e da Saúde responderam por 90% dos atestados emitidos para servidores públicos do governo do Distrito Federal referentes a transtornos mentais e comportamentais.

Ao todo, o GDF emitiu, em 2017, 15.557 licenças referentes a essas enfermidades aos servidores do governo como um todo. Os dados fazem parte de relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor. Os números relativos a 2018 ainda não foram divulgados.

O Espaço NovaMente já recebe servidores da Secretaria de Saúde e do Sistema Penitenciário.

Plano de trabalho

Os nomes dos servidores que devem ser atendidos serão encaminhados pela Secretaria de Educação, a partir da Subsecretaria de Gestão de Pessoas. A pasta e o Caessp-DF assinaram um termo de cooperação que será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal nos próximos dias.

“Nós precisamos de projetos como esse para cuidar dos nossos servidores. Infelizmente temos vivido momentos difíceis, de adoecimento, e queremos fazer o caminho de retomada da saúde mental desses servidores”, afirmou a subsecretária de gestão de pessoas da Educação, Kelly Cristina Bueno.

Também participam do projeto a chefe da Assessoria Especial do Gabinete, Janaina Almeida, e o diretor de Acompanhamento e Apoio ao Servidor, Valdson José da Silva. O secretário de Educação, Rafael Parente, demonstrou preocupação com o tema e tem outras propostas e ações para a promoção da saúde dos servidores da pasta.

Cuidar de quem cuida

A presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, comemorou a nova parceria. “Nós criamos o NovaMente para cuidar de quem cuida. Para valorizar os servidores e dar a mão a quem precisa. E ficamos muito felizes quando outras pastas nos procuraram”, comentou.

O Espaço NovaMente é um projeto idealizado pelo SindSaúde. Ele funciona no Guará, com 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, sala de pesquisa, ambientes ao ar livre e espaço para atividades em grupo.

Fonte: Da redação, Ascom/SEEDF

Receba nosso boletim informativo

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo