SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE BEM-ESTAR SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

O SAE-DF participou nos últimos dias 1 e 2 de outubro/19, no auditório do Museu da República, de um seminário promovido pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas – SUGEP.

Coordenado pela Subsecretária da SUGEP, Kelly Cristina, o evento expôs e debateu temas de alta relevância nas relações de trabalho entre os profissionais de educação: saúde no trabalho, com foco nos profissionais da educação; gestão de conflitos no enfrentamento ao adoecimento do profissional de educação; saúde mental – prevenção, avanços e desafios.

O momento culminante do evento ficou por conta da palestra proferida pelo Professor Leandro Karnal, Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Nacionalmente conhecido pela difusão de suas palestras na imprensa em geral, o professor abordou como tema o papel da liderança na promoção do bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

DESAFIADOR EXEMPLO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Dada a sua pertinência com a gestão escolar democrática e, por conseguinte, com a Lei de Gestão Democrática, fruto de nossas lutas, destacamos a participação do Supervisor do Núcleo de Formação e Pesquisa em Justiça Comunitária do TJDFT, que apresentou o projeto Vozes da Paz.

Essa apresentação demonstrou, na prática, por meio de aplicação do projeto em uma escola pública, uma grande transformação na gestão escolar quando esta passou a adotar a realização de assembleias envolvendo profissionais de educação, alunos e comunidade escolar em geral, em discussões e encaminhamentos na solução de conflitos internos e das demandas da escola, com rápida diminuição de ocorrências disciplinares, melhoria de relações interpessoais e desenvolvimento de sentimentos de pertinência social, por parte da comunidade escolar.

Esse exemplo demonstra a grande POSSIBILIDADE que representam os conselhos escolares das escolas públicas previstos na Lei 4.751/2012 (Gestão Democrática) – uma grande conquista da luta dos profissionais de educação do Distrito Federal.

E essa transformação é possível desde que, a exemplo do Projeto Vozes da Paz, que certamente não conseguirá alcançar todas as escolas, os conselhos escolares – instituídos formalmente em cada uma das unidades escolares públicas do Distrito Federal – funcionem conforme a lei, ou seja, como instância local indutora da efetiva e contínua participação da comunidade escolar em sua gestão.

Fica o nosso desafio ao GDF para que, em lugar da militarização das escolas, tendo em vista essa lição do TJDFT, adote medidas necessárias à popularização do verdadeiro significado dos conselhos escolares e do potencial transformador da gestão escolar pública que ele tem de modo a despertar na sociedade o interesse pela efetiva participação da comunidade escolar e de todos os atores que a envolvem em sua gestão.

Diretoria Colegiada do SAE-DF

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